Especialidades

Apertar os dentes ou serrar a mandíbula em excesso.

Essa condição pode afetar adultos e crianças e ocorrer de dia ou à noite.

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Outras podem sentir dores de cabeça, dor no maxilar, dor de dente ou problemas dentários.

As crianças com essa condição geralmente melhoram por conta própria. Para os adultos, protetores dentários podem ajudar a proteger os dentes contra danos.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, causando o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista.

O dentista clínico geral é o profissional da área de odontologia qualificado para tratar problemas bucais de maneira generalista, atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de uma ampla variedade de condições dentais.

Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários. Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

Implantes são parafusos metálicos fixados nos ossos maxilares ou da mandíbula com a função de substituir as raízes dos dentes ausentes e que servirão de suporte aos dentes artificiais.

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Periodontia ou periodontologia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

A periodontia é um ramo da odontologia voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares. E de acordo com especialistas, essa área da odontologia almeja a prevenção de doenças e a manutenção da saúde bucal.

A prótese dentária é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária.

A prótese dentária é um dispositivo utilizado para substituir o(s) dente(s) perdido(s). Elas podem ser removíveis (encaixadas à boca), ou fixas (implantadas). A escolha depende do tipo de tratamento mais indicado para o caso.

A reabilitação oral consiste em um conjunto de procedimentos que envolve diversas áreas odontológicas (endodontia, periodontia, ortodontia, implantodontia, prótese e estética) que visam recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente, quando esta se encontra comprometida.

A reabilitação oral tem por finalidade restabelecer um novo equilíbrio oclusal (oclusão: forma como os dentes se tocam e encaixam uns nos outros) por meio de próteses convencionais ou sobre implante.

DTM é a sigla utilizada para designar “Disfunção temporomandibular”, que é o nome dado ao conjunto de alterações que envolvem principalmente as articulações da boca (chamadas de articulação temporomandibular – ATM) e os músculos que trabalham nos movimentos da mandíbula.

No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.